Pular para o conteúdo principal

Confederação Brasileira de Futsal completa 33 anos de existência

Zerosa Filho/CBFS

Louise Bedê, Dr. Aécio de Borba, Sônia de Borba e
 Renan Tavares representam a CBFS na imagem

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) comemora neste dia 15 de junho o seu 33º aniversário. Considerado um dos esportes mais populares do mundo, o futsal ganhou espaço nos últimos anos e muito por conta do trabalho feito pela CBFS.

O vice-presidente da CBFS, Dr. Renan Tavares, faz um balanço da contribuição que o Futsal vem trazendo para o Brasil. Ele ressalta a grandeza da entidade apontando que apenas no nosso país existe uma confederação para gerir a modalidade esportiva.

"Não tenha dúvidas de que o trabalho feito pela Confederação Brasileira de Futsal nos últimos anos tem dado um respaldo muito grande à modalidade, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Já sediamos o Mundial em 2008 e patrocinamos Grand Prix's. Por isso, não é por acaso que a CBFS é a única no mundo. Apenas no Brasil o Futsal possui uma confederação", diz Renan.

O diretor aproveita para parabenizar o trabalho feito pelo atual presidente, Dr. Aécio de Borba Vasconcelos. Renan enaltece a figura de uma das pessoas que mais batalhou para que o futsal nacional atingisse o nível atual, com o público lotando os ginásios e acompanhando de perto as competições espalhadas pelo país.

"Esse trabalho feito pela Confederação Brasileira de Futsal, sob o comando do Dr. Aécio de Borba, sem sombra de dúvidas é gratificante. Temos a ampliação de equipes participando em diversas categorias, o crescimento do público, inclusive através da Liga Nacional, que tem grande audiência nas transmissões. Isso irá contribuir para ver o futsal como modalidade olímpica, graças ao trabalho da Confederação Brasileira de Futsal, na pessoa do Dr. Aécio de Borba, e de todos os presidentes que compõem os 27 estados desta nação", afirma Renan Tavares.

Das dificuldades ao sucesso

Ícone do esporte no Brasil, o presidente da CBFS, Dr. Aécio de Borba, vai no passado para lembrar como o Futsal acabou atingindo um número expressivo de praticantes. Ele lembra que a divulgação da modalidade foi favorecida com o aumento dos centros urbanos.

"O crescimento das cidades acabou com os campos de 'peladas' do futebol. Ao contrário do futsal, que em todo canto possui uma quadra para sua prática. Desde escolas e praças, até quarteis, clubes e condomínios. Em todo canto tem uma quadrinha pequena que envolve os povoados, ajudando na divulgação da modalidade. Assim, a confederação foi criada em 1979, depois de um decreto do presidente João Figueiredo, determinando que todos os esportes tivesse um órgão máximo", explica Dr. Aécio.

Em um rápido balanço do alcance que o futsal conseguiu nos últimos anos, Aécio cita o aumento nas inscrições de atletas e os títulos importantes conquistados neste curto espaço de tempo. Para o presidente, o esporte hoje é uma realidade, com admiradores de diversas idades.

"A CBFS cresceu vertiginosamente. Saímos de meia dúzia de atletas inscritos para 400 mil. De nove Copas do Mundo, temos seis títulos masculinos, além de dois títulos femininos. É uma hegemonia no Mundo. Depois da gente temos a Espanha com dois e o Paraguai com um, sendo uma mostra do potencial do futsal no Brasil. O 33º aniversário da entidade serve de orgulho por tudo que conseguimos alcançar. O futsal é hoje uma paixão nacional, que agrada todas as pessoas, independente da faixa etária", comemora o presidente da CBFS.

Por: Luis Domingues
Assessoria de Imprensa da CBFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Glória Futsal acerta com goleiro ex-Real Moitense. Erick é o novo camisa 1

Erick está de volta ao sertão Com a saída do goleiro campeão Marcondes “Xoxinho” para a equipe Moitense e não conseguir entrar em acordo com o goleiro Faguinho, a diretoria do Glória Futsal acertou na tarde desta segunda, 14, a contratação do goleiro Erick, ex-Moita Bonita. O arqueiro estava sem clube, depois do contrato com a equipe Moitense terminar. A nova contratação se apresenta com o restante do elenco nesta terça, 15, no ginasio Padre Leon Gregório. Ele que já defendeu o gol da equipe gloriense em 2007, sagrando campeão da Copa Tv Sergipe, retorna a “Capital do Sertão” com o intuito de fechar o gol e ajudar sua nova equipe. Para o técnico Kel que trabalhou em 2007 com o goleiro, a diretoria acertou na contratação: “É um ótimo goleiro. Já foi Campeão jogando aqui pela nossa seleção em 2007. E é acostumado a disputar títulos. Foi uma boa contratação e tenho certeza que vai ajudar muito a nossa equipe”. Por Vieira Neto

Futsal Cearense: SUMOV COMPLETA 47 ANOS DE EXISTÊNCIA

Quando falamos de Futsal ligamos logo à idéia do Sumov Atlético Clube, a mais gloriosa do país, e a mais antiga em atividade, também. A equipe foi fundada em 12 de Agosto de 1965 por iniciativa de um grupo de funcionários da então Superintência Municipal de Obras e Viação, autarquia da Prefeitura Municipalde Fortaleza. Merecem destaques nesse trabalho as participações de Secundiano Guimarães Júnior, Eliezer Karam e Jurandir Fermon Ribeiro. Inicialmente o Sumov participava do campeonato das repartiçoes públicas e apenas em 1968 começou a participar dos campeonatos oficiais da FCFS. A partir de 1970 com o apoio do prefeito Vicente Fialho e do superintendente da SUMOV - Lauro Vinhas Lopes - e muitos outros o Sumov partiu para formar um elenco de primeira e conquistar títulos. A primeira ação foi tirar do América (na época hexa campeão estadual) de Aécio de Borba, a sua principal estrela, o super astro Zé Milton. O Sumov foi campeão de 1970 derrotando todos os seus adversários.