Pular para o conteúdo principal

Futsal Cearense


O que os meus olhos presenciaram no último sábado e meus ouvidos ouviram não me deixou em nada surpreso ! TUDO era anunciado, faz tempo e pior ficará quando alguém falecer em um destes ginásio locais por falta de atendimento médico. É o maior campeonato do país...Onde os treinadores não precisam ter CREF; Onde não há ambulância nos jogos, NÃO há policiamento; A Federação não repassa aos clubes o dinheiro das transmissões....

Se cada povo tem o governo que merece o Futsal local também tem seu merecimento nesta situação, graças ao silêncio, alienação e subserviência de todos !!!! No dia que eu não puder escrever o que penso e o que vejo prefiro não colaborar mais com este e com qualquer instrumento de comunicação pois JAMAIS serei vencido pela alienação e conveniência, jamais!!! Futsal com Dirigentes AMADORES, com raras exceções para aqueles que brigam nos Conselhos Arbitrais pelos Seus direitos, Crateús e Horizonte com destaque e meu amigo Sérgio o Serjão.


FUTSAL: VIOLÊNCIA PARALISA PARTIDA


Aconteceu na tarde do último sábado, no Ginásio Paulo Sarasate que, pelo menos na teoria, é o maior e mais seguro da capital. Jogavam Fortaleza e Quixeramobim pelo complemento da primeira rodada do Certame Estadual. Dentro de quadra, tudo normal, com gols de Wendel e João César o tricolor terminou o primeiro tempo vencendo por 2x0 mas fora da quadra...

Um adolescente identificado depois como sendo da cidade de Quixeramobim e de nome Caio envolveu-se em uma confusão com membros de Torcidas Organizadas do Fortaleza o que iniciou uma perseguição ao mesmo fazendo com que ele se jogasse do segundo andar do ginásio. Mais uma vez sem ambulância no ginásio, fato comum no dito "maior campeonato estadual do País" segundo a Federação Cearense, o jovem passou cerca de 40 minutos aguardando atendimento médico, pois nem as equipes levam médicos para suas partidas e nem a Federação também possui. Pior ainda, apenas seis policiais tentavam conter uma multidão enfurecida enquanto outros torcedores, inocentes, se refugiavam, dentro da quadra de jogo. Atos irracionais e que colocaram em risco inocentes como crianças, senhoras, enfim, todos os demais presentes.

A partida teve apenas o primeiro tempo e deverá ter apenas a realização do segundo tempo, mantendo o placar de momento.

O presidente da Federação Cearense de Futsal, Sílvio Carlos Vieira Lima defende-se afirmando que tem todos os ofícios em mãos de que solicitou policiamento para um público estimado de 1.000 pessoas e ambulância mas que não foi atendido, mais uma vez. Ainda no sábado a noite o Relações Públicas da Polícia Militar comunicou à TV Diário, em um seus telejornais, que existia número de policiais suficientes para o público presente e que será reforçado o efetivo para as próximas partidas.

Bem, este fato não é novidade e este ano uma partida já havia sido paralisada por falta de segurança e ameaça de invasão de quadra por parte da torcida. Aconteceu entre Sumov x Nordeste, no Ginásio Aécio de Borba em partida válida pela Copa Metropolitana.A partida foi realizada em outra data, de "portões fechados" mas, continuaram os jogos a serem realizados sem a presença ou, com poucos, policiais. Se não é culpa da Federação, tão pouco da Polícia, a quem pedirmos explicações ? Como árbitros tão experientes como o de sábado, Marco Antônio Sampaio, inicia uma partida sem condições de segurança ? Pior, a partida foi transmitida pela Televisão local.

Conforme o Estatuto do Torcedor, é do clube mandante a responsabilidade pela segurança e por este motivo deve o Fortaleza ser punido com a perda de mandos de quadra. Mas, também segundo o mesmo código, a responsabilidade pela segurança do espetáculo também é da Federação e dos orgãos públicos, portanto, todos tem sua parcela de culpa neste lamentável episósio.

Acompanho de perto as partidas de Futsal, há bastante tempo, e nunca meus olhos presenciaram, em partidas da capital a qual estive presente, a presença sequer de uma ambulância para atendimento de primeiros socorros e mais, é um campeonato com cobranças de taxas dos clubes e propalado como o "maior estadual do País", mas que na verdade não faz jus a este título tão pomposo, pois continua pobre em logística, estrutura e até mesmo em organização.

Foi bonito ver o Ginásio Paulo Sarasate com um bom público presente, proporcionado pela Torcida do Fortaleza em sua imensa maioria, e exluindo os desordeiros, esta não pode ser culpada com citou um dos dirigentes da Federação. Afinal, se não há condições de trazer grandes públicos para uma praça esportiva que nos recolhamos a ginásios vazios, sem público e sem divulgação.

Por Ricardo Matos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lagarto Futsal se apresenta para o restante da temporada

De olho na disputa da Copa TV Sergipe de Futsal 2017 e a Liga Nordeste, o Lagarto Futsal se apresentou na noite desta segunda-feira (14/08) para dar inicio sua preparação. O elenco lagartense iniciou os trabalhos sob o comando do preparador físico Francisco, já de olho na estreia da Copa TV Sergipe no dia 28/08 contra a seleção de Capela.

Durante toda a semana os trabalhos serão voltados para a preparação física dos atletas e só depois iniciaram o trabalho com bola comandados pelo técnico Wilson Mendonça '' Galego '' e seu auxiliar Márcio. O elenco do verdão é formado pelos seguintes atletas:

1- Rogério
2- Allan
3- Pimenta
4- Renato
5- Rodrigo
6- Deivinho
7- David
8- Thomas
9- Pedrinho
10- Lenisio
11- Tony
12-
13- Assis
14- Iago
15-
16-
17- Marcondes (Xoxinho)
18- Andrezinho
19- Edney
20- Mateus





Definidos os grupos do Campeonato Sergipano 2017

Confira os grupos:

Grupo A Estância (Sede) Itaporanga Novo Horizonte (Aracaju)
Legião de Maria (Aracaju)
Grupo B
Lagarto (Sede)
Tobias Barreto
Colônia 13 (Lagarto)
Simão Dias
Campo do Brito

Grupo C
Moita Bonita (Sede)
Santa Rosa de Lima
Siriri
General Maynard
Capela (Sede)

Grupo D
Educar Futsal - Glória (Sede)
Gararu
Porto da Folha
Aparecida

No grupo C Moita Bonita e Capela são sedes em comum acordo entre as equipes.

Início do campeonato será no dia 24 de março.

Aguardem mais informações.

Real Moitense renova com toda comissão técnica

A diretoria do Real Moitense anunciou nesta quarta-feira (22/03) através de sua conta no Facebook a renovação com o técnico Wilson Mendonça (Galego) e de toda sua comissão técnica para a temporada 2017.
O Real Moitense agora mede suas forças para montar seu elenco para a temporada. O Real se apresenta nesta segunda-feira (27/03) no Ginásio de Esportes Albano Franco em Moita Bonita visando o Campeonato Sergipano e a Copa do Brasil.