Pular para o conteúdo principal

Futsal Baiano

Mario Vitor Técnico de Paulo Afonso

Supomos que muita gente que se liga no esporte de Paulo Afonso não está sabendo que o Campeonato Baiano de Futsal 2011, promovido pela Federação Baiana de Futebol de Salão – FBFS vem acontecendo faz algumas semanas. O motivo do aparente desinteresse (?) talvez esteja ligado à falta de divulgação do evento pela própria Federação junto aos órgãos de Imprensa e, aqui na cidade de Paulo Afonso, a apatia esteja associada à terceira colocação que o nosso representante, o PAULO AFONSO FUTSAL CLUBE, obteve recentemente na recém disputada VII Copa Nordeste de Futsal, conquistada pelo time Horizonte do Ceará.

Apesar de tentarmos explicar como está sendo disputada a competição, hoje com cinco Zonais rolando no território baiano e que Paulo Afonso só vai entrar na disputa no dia 04 de novembro, já na Fase Final (dias 04, 05 e 06/11) os mais desavisados e desligados do evento como um todo poderão perguntar por que. Então, por que, perguntamos a nós mesmos, para pegar uma carona e destrinchar uma linha de raciocínio?

O torcedor pauloafonsino que no ano passado foi ao Ginásio Esportivo Luís Eduardo Magalhães torcer entusiasticamente pelo time da sua cidade, presenciou a equipe do Paulo Afonso Futsal Clube, usando pela primeira vez naquele ano de 2010, nova sigla, PAFC, sagrar-se campeã do importante certame e, por conta dessa façanha, assegurou o direito de não disputar os zonais da Fase de Classificação a fim de tentar agora em 2011 seu bicampeonato. Traçando um paralelo, apenas para estabelecer um parâmetro de comparação, é como a Seleção Brasileira de Futebol que, como o Brasil sediará a próxima Copa do Mundo, o time de Mano Menezes não está disputando classificação na Copa América, que carimba o passaporte para o mundial de 2014. 

Pois bem: a equipe do Paulo Afonso Futsal Clube está de camarote, com o Regulamento debaixo do braço, esperando sua vez para disputar no máximo três jogos e o que nos preocupa é que se encontra de braços cruzados, o time (?) não mais deu sinais de vida desde que perdeu para o Horizonte na Liga Nordeste e os trabalhos visando as Finais do Baianão estão na estaca zero e o pior: não nos informam detalhadamente sobre o quadro atual, quando a equipe retorna aos treinos, se haverá alguma mudança com relação à contratação de novos jogadores ou cortes no elenco que participou da Liga Nordeste, como estava proposto, enfim, é preciso saber em que estágio a situação se encontra porque o dia 04 de novembro está bem ai batendo na porta e a paralisação dos atletas pode exigir empenho redobrado para entrar nos eixos correndo contra o relógio.

O pior de tudo isto é a onda de boatos que invade os quatro cantos da cidade e gera um montão de “besterol”, de faz de conta e conversas desencontradas, não faltando alfinetadas e vômito de alguém que já esteve no âmbito da equipe, tem lá consigo uma mágoa enrustida, alguma situação técnica ou financeira mal resolvida e aproveita eventuais turbulências de ordem interna para soltar o veneno, para desabafar e descontar suas raivas e rancores acumulados em desafetos seus com uma carga de difamações na mídia eletrônica, principalmente, escondendo-se covardemente atrás de um pseudônimo e batendo indiscriminadamente de forma “verde, para colher maduro”.

Às vezes, nos taxam de omissão (?), mas problemas da monta que nos chegam somente serão veiculados trazendo as denúncias e as cólicas se os terceiros interessados nos enviarem aquilo que querem ver chegar aos destinatários devidamente assinados, com número e foto de RG, número de CPF, registro do documento em Cartório, para que a queixa seja devidamente encaminhada via Imprensa. Tem gente esperta (?) no esporte de Paulo Afonso que costuma dar o bote, cuspir sua ira e depois tira o corpo de banda, jogando pessoas (e até gente da Imprensa local) no fogo. Imagine se quem usa pseudônimo merece crédito daquilo que soltam a esmo, principalmente se suas detonações visam um alvo oficial.

Para tirar as dúvidas, pedimos para que o Representante do Paulo Afonso Futsal Clube, José Matias Neto, nos expusesse o que realmente está acontecendo, colocando para o dirigente o que circulava na cidade sobre a equipe, ao tempo em que cobramos informações mais detalhadas para que as veiculássemos no Programa de Rádio que apresentamos e aqui no Portal. O papo rolou no Ginásio Esportivo Luís Eduardo Magalhães, no dia em que estava acontecendo o Quadrangular Dia da Criança Futsal, no feriado do Padroeiro São Francisco de Assis, semana passada, dia 04 de outubro.

O assunto é um tanto delicado, reconhecemos, incômodo, mas é preciso clarificar os fatos diante das dúvidas. Neto nos passou que “não tinha mais orçamento na Pasta do Secretário, mas no âmbito da Secretaria que trata do Esporte no município, todos aguardavam um parecer da “Hidro-Elétrica”, a quem se estava recorrendo, para, em caso do pronto-atendimento ao que estava sendo solicitado (desconhecemos o teor da solicitação), começar os trabalhos visando partidas finais do Campeonato Baiano de 2011, no Ginásio Luís Eduardo Magalhães, do dia 04 ao dia 06 de novembro próximo”.

Na verdade, o sentimento da incerteza nos transpareceu uma situação que merecia dupla preocupação: 1 – A preparação do time que pensa num bi-campeonato e o torcedor aguarda definições por conta dos seus responsáveis diretos pela agremiação em todos os seus departamentos; 2 – SE o apoio financeiro não for possível, caso não haja tempo hábil para que o aporte ocorra, as Finais do Baianão serão disputadas no Luis Eduardo sem a presença do time local? O Paulo Afonso Futsal Clube impossibilitado de participar daquela Etapa Final, qual seria a sexta equipe a integrar as duas Chaves, cada uma composta por três equipes, cinco campeãs em seus respectivos Zonais mais o Paulo Afonso Futsal Clube? Neto nos disse que a Federação Baiana de Futsal entrou em contato com ele para saber como as coisas estão. Que drama!

Enquanto isso, nós aguardamos boas notícias (mas com os pés no chão) para que o cenário de incertezas dê lugar a treinos, jogos, torcida no Ginásio e o Paulo Afonso Futsal Clube sagrando-se Bi-Campeão Baiano de Futebol de Salão. Para nós todo este estado de contratempos só pintou na área por falta de uma coisinha chamada “CALENDÁRIO”, que vem passando despercebida e ninguém quer ouvir falar do assunto; ai, o esporte (aqui o Futsal) acaba pagando o pato. E que pato, hein?   

Por   Nilson Brandão

.   




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Glória Futsal acerta com goleiro ex-Real Moitense. Erick é o novo camisa 1

Erick está de volta ao sertão Com a saída do goleiro campeão Marcondes “Xoxinho” para a equipe Moitense e não conseguir entrar em acordo com o goleiro Faguinho, a diretoria do Glória Futsal acertou na tarde desta segunda, 14, a contratação do goleiro Erick, ex-Moita Bonita. O arqueiro estava sem clube, depois do contrato com a equipe Moitense terminar. A nova contratação se apresenta com o restante do elenco nesta terça, 15, no ginasio Padre Leon Gregório. Ele que já defendeu o gol da equipe gloriense em 2007, sagrando campeão da Copa Tv Sergipe, retorna a “Capital do Sertão” com o intuito de fechar o gol e ajudar sua nova equipe. Para o técnico Kel que trabalhou em 2007 com o goleiro, a diretoria acertou na contratação: “É um ótimo goleiro. Já foi Campeão jogando aqui pela nossa seleção em 2007. E é acostumado a disputar títulos. Foi uma boa contratação e tenho certeza que vai ajudar muito a nossa equipe”. Por Vieira Neto

Lagarto anuncia pivô Lenísio, ex-seleção brasileira

A diretoria da seleção de Lagarto divulgou nesta quarta-feira, em suas redes sociais, a contratação do pivô Lenísio, ex-seleção brasileira e pentacampeão brasileiro, para a disputa da Copa TV Sergipe de Futsal. - Olá pessoal! Sou Lenísio, joguei em várias equipes do Brasil, da Espanha e na Seleção Brasileira e com muita satisfação vou participar da Copa TV Sergipe pela equipe do Lagarto Futsal. Contamos com o apoio de todos - disse Lenísio no vídeo distribuído pela seleção de Lagarto. Só esqueceram de comunicar ao técnico da equipe, Wilson Mendonça Galego. Questionado sobre a contratação, o treinador disse que não foi comunicado e ficou sabendo pelas redes sociais. - Não estou sabendo de nada. Vi no Facebook. Tomara que venha mesmo e mostre seu futsal. Se trata de um ótimo jogador, campeão do mundo e que tem um grade caráter. Tenho certeza que vem pra nos ajudar - afirmou Galego. Lenísio Teixeira Júnior nasceu em Cuiabá, no dia 23 de outubro de 1976. Foi artilheiro