Pular para o conteúdo principal

Galego faz história e leva 9º título em 9 edições da Copa TV Sergipe de Futsal

Técnico ganha jogo? Este é um dos assuntos mais discutidos pelos torcedores na arquibancada ou em qualquer roda de conversa. Seja qual for a conclusão, a história do esporte revela alguns exemplos emblemáticos de treinadores vitoriosos. Os mais recentes são Bernardinho, treinador da seleção brasileira de vôlei, e Guardiola, recém saído do Barcelona.

Ambos têm excelente aproveitamento em termos de título. Mas no futsal brasileiro, mais especificamente em Sergipe, existe um técnico que vem se tornando imbatível. É o Wilson Mendonça, o popular Galego.

Em nove edições da Copa TV Sergipe de Futsal, uma das principais competições da modalidade no Estado, ele simplesmente foi campeão de todas. Treinador de Glória, neste sábado ele confirmou a hegemonia no torneio faturando o eneacampeonato em cima de Lagarto.

O curioso é que os títulos vieram com quatro seleções diferentes: Itabaiana (2003 e 2008), Pinhão (2004), Moita Bonita (2006, 2009, 2010 e 2011), Glória (2007 e 2012).

Gelego mostra sua nona Copa TV Sergipe de Futsal (Foto: João Áquila/GLOBOESPORTE.COM)
Gelego mostra sua nona Taça de Copa TV Sergipe de Futsal
(Foto: João Áquila/GLOBOESPORTE.COM)
 
Nos últimos anos, os dirigentes das equipes apostaram que o segredo do sucesso era contratar o Galego que tudo iria dar certo. Mas o treinador ressalta humildemente que o caminho da vitória é outro, a união.

- Sempre que me perguntam qual o segredo da vitória minha resposta é a mesma, a união. E foi a união que nos deu mais esta conquista. Passamos por momentos difíceis na competição, o pessoal em Glória chegou a desacreditar, mas conseguimos porque o grupo estava fechado - explica o técnico.

Galego se emociona após o apito final do árbitro (Foto: João Áquila/GLOBOESPORTE.COM)
Galego se emociona após o apito final do árbitro
(Foto: João Áquila/GLOBOESPORTE.COM)
 
Galego já esteve em Glória e deu o título à equipe de 2007. Quando foi embora, a seleção amargou quatro anos de jejum, só quebrado com a volta do treinador. Tamanho bom aproveitamento lhe rendeu o apelido de 'Guardiola do Futsal Sergipano'.

O treinador vai preparar o grupo para o Campeonato Sergipano e para a Liga Nordeste de Futsal. E sobre a marca de nove títulos em nove edições da Copa TV Sergipe de Futsal ele brinca.

- Agora é se preparar para o décimo.

Mas a galeria de troféus de Galego não se resume à Copa TV Sergipe de Futsal. Os números impressionam.
- Tetracampeão Sergipano pelo Coritiba (1995, 1996,1997 e 1998)
- Bicampeão Sergipano pelo União de Simão Dias (1999 e 2000)
- Bicampeão Sergipano pelo Palmeiras de Gararu (2002 e 2003)
- Tetracampeão Sergipano por Moita Bonita em (2005, 2006, 2009 e 2010)
- Campeão da Taça Sergipe por Moita Bonita (2005)
- Campeão da Liga Norte-Nordeste pelo Coritiba de Itabaiana (1998)
- Campeão da Liga Nordeste pelo Real Moitense (2005)

Encarou a seleção brasileira
O currículo lhe credenciou a ser, no início do ano, o treinador da seleção sergipana, que fez um amistoso em Aracaju contra o Brasil. O time do craque Falcão fazia uma excursão pelo Norte-Nordeste para se preparar para a Copa do Mundo na Tailândia.
Porém, desta vez a sorte do Galego não foi a mesma, já que o Brasil goleou por 5 a 0.

Galego, treinador da Seleção Sergipana (Foto: Thiago Barbosa (GLOBOESPORTE.COM))
Galego treinou a Seleção Sergipana contra o Brasil
(Foto: Thiago Barbosa/GLOBOESPORTE.COM)
 
- Foi uma oportunidade única. A coroação por tudo que conquistei até hoje em minha carreira. Poder enfrentar um time tão qualificado como o Brasil, com grandes jogadores, com o Falcão, para mim foi uma grande honra.

Por: Globoesporte.com/se

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Glória Futsal acerta com goleiro ex-Real Moitense. Erick é o novo camisa 1

Erick está de volta ao sertão Com a saída do goleiro campeão Marcondes “Xoxinho” para a equipe Moitense e não conseguir entrar em acordo com o goleiro Faguinho, a diretoria do Glória Futsal acertou na tarde desta segunda, 14, a contratação do goleiro Erick, ex-Moita Bonita. O arqueiro estava sem clube, depois do contrato com a equipe Moitense terminar. A nova contratação se apresenta com o restante do elenco nesta terça, 15, no ginasio Padre Leon Gregório. Ele que já defendeu o gol da equipe gloriense em 2007, sagrando campeão da Copa Tv Sergipe, retorna a “Capital do Sertão” com o intuito de fechar o gol e ajudar sua nova equipe. Para o técnico Kel que trabalhou em 2007 com o goleiro, a diretoria acertou na contratação: “É um ótimo goleiro. Já foi Campeão jogando aqui pela nossa seleção em 2007. E é acostumado a disputar títulos. Foi uma boa contratação e tenho certeza que vai ajudar muito a nossa equipe”. Por Vieira Neto

Futsal Cearense: SUMOV COMPLETA 47 ANOS DE EXISTÊNCIA

Quando falamos de Futsal ligamos logo à idéia do Sumov Atlético Clube, a mais gloriosa do país, e a mais antiga em atividade, também. A equipe foi fundada em 12 de Agosto de 1965 por iniciativa de um grupo de funcionários da então Superintência Municipal de Obras e Viação, autarquia da Prefeitura Municipalde Fortaleza. Merecem destaques nesse trabalho as participações de Secundiano Guimarães Júnior, Eliezer Karam e Jurandir Fermon Ribeiro. Inicialmente o Sumov participava do campeonato das repartiçoes públicas e apenas em 1968 começou a participar dos campeonatos oficiais da FCFS. A partir de 1970 com o apoio do prefeito Vicente Fialho e do superintendente da SUMOV - Lauro Vinhas Lopes - e muitos outros o Sumov partiu para formar um elenco de primeira e conquistar títulos. A primeira ação foi tirar do América (na época hexa campeão estadual) de Aécio de Borba, a sua principal estrela, o super astro Zé Milton. O Sumov foi campeão de 1970 derrotando todos os seus adversários.