Pular para o conteúdo principal

Futsal Cearense: SUMOV COMPLETA 47 ANOS DE EXISTÊNCIA


Quando falamos de Futsal ligamos logo à idéia do Sumov Atlético Clube, a mais gloriosa do país, e a mais antiga em atividade, também.

A equipe foi fundada em 12 de Agosto de 1965 por iniciativa de um grupo de funcionários da então Superintência Municipal de Obras e Viação, autarquia da Prefeitura Municipalde Fortaleza. Merecem destaques nesse trabalho as participações de Secundiano Guimarães Júnior, Eliezer Karam e Jurandir Fermon Ribeiro.

Inicialmente o Sumov participava do campeonato das repartiçoes públicas e apenas em 1968 começou a participar dos campeonatos oficiais da FCFS.

A partir de 1970 com o apoio do prefeito Vicente Fialho e do superintendente da SUMOV - Lauro Vinhas Lopes - e muitos outros o Sumov partiu para formar um elenco de primeira e conquistar títulos. A primeira ação foi tirar do América (na época hexa campeão estadual) de Aécio de Borba, a sua principal estrela, o super astro Zé Milton. O Sumov foi campeão de 1970 derrotando todos os seus adversários. Dentre os destaques estavam além de Zé Milton, Cacá e o goleiro Nicola.

O clube era mantido pela Superintendência Municipal de Obras e Viação (SUMOV) da prefeitura de Fortaleza, quando se tornou o maior vencedor da Taça Brasil de Futsal, sendo campeão 5 vezes em menos de 15 anos.O órgão foi extinto, em 1997, e a prefeitura municipal de Fortaleza, no Ano de 2000, deixou de patrociná-lo, coincidentemente, no ano de sua última conquista estadual na categoria adulto, sob o comando do treinador Francisco Aires, hoje no Horizonte. Ainda em 2001, através de parceria com a Universidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, conquistou, em nossa capital ,seu último título de expressão nacional na categoria adulta, a Taça Brasil de Clubes, mas, ao contrário do que se pensava, esta conquista não representou o retorno da equipe municipal aos áureos tempos.

Em 2010 a última conquista nacional, campeão Brasileiro da Taça Brasil Sub 20 da Primeira Divisão, espécie de Série B do Futsal Nacional e que mantém até hoje esta categoria na Divisão de elite nacional. Então sob o comando do treinador Luciano, a equipe revelou talentos como os alas Loirinho, Andinho, o fixo Evinho e o goleiro David, da nova safra do nosso Futsal.

Vestindo sua camisa passaram os maiores craques do Futsal local e nacional e optamos por não citá-los sob risco de esquecimento e injustiça. Ressalte-se também as várias passagens vitoriosas do maior treinador do Futsal Cearense em todos os tempos, César Vieira, de vastos conhecimentos.

Como torcedor ilustre podemos citar o Sr. Vicente Figueirêdo, o único a dedicar-se a escrever sobre a sua história bem como de nosso Futsal, aliás que cooperou de maneira inestimável conosco na lembrança e enriquecimento de informações.

Atualmente utiliza em seus jogos o Ginásio Aécio de Borba Vasconcelos, no Bairro do Benfica, cedido em comodato pela Prefeitura Municipal.

Sua equipe adulto não tem o que comemorar e "manchou" a História do clube ao ser eliminada, pela primeira vez, na primeira fase de um Campeonato Estadual. Atualmente encontra-se sem atividades.

Forte nas bases, tem suas equipes Sub 20, Sub 17 e Sub 13 em atividades no Campeonato Cearense e nas primeiras colocações.

Destaca-se também suas escolinhas que funcionam normalmente nas Terças e Quintas,, sob o comando dos Professores Adriano e Neto.

As estrelas estampadas em sua camisa e pintadas no centro de sua quadra são poucas para refletir suas conquistas, entre as quais:

. Maior detentor de Títulos de Campeão Cearense Adulto - 22

. Campeão da Taça Brasil de Futsal adulto - 06

. Campeão Sul Americano de Clubes - 02

. Campeão Cearense Feminino - 02

- Campeão Brasileiro Juvenil - 03, sendo uma de forma invicta em 1977.

- Campeão Brasileiro Sub 20 - 01 - 2010

- Campeão Brasileiro Feminino Sub 17 - 01 - 2010

Nosso site parabeniza ao Sumov Atlético Clube e resgata um pouco de sua história de conquistas!

Por: Ricardo Matos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Glória Futsal acerta com goleiro ex-Real Moitense. Erick é o novo camisa 1

Erick está de volta ao sertão Com a saída do goleiro campeão Marcondes “Xoxinho” para a equipe Moitense e não conseguir entrar em acordo com o goleiro Faguinho, a diretoria do Glória Futsal acertou na tarde desta segunda, 14, a contratação do goleiro Erick, ex-Moita Bonita. O arqueiro estava sem clube, depois do contrato com a equipe Moitense terminar. A nova contratação se apresenta com o restante do elenco nesta terça, 15, no ginasio Padre Leon Gregório. Ele que já defendeu o gol da equipe gloriense em 2007, sagrando campeão da Copa Tv Sergipe, retorna a “Capital do Sertão” com o intuito de fechar o gol e ajudar sua nova equipe. Para o técnico Kel que trabalhou em 2007 com o goleiro, a diretoria acertou na contratação: “É um ótimo goleiro. Já foi Campeão jogando aqui pela nossa seleção em 2007. E é acostumado a disputar títulos. Foi uma boa contratação e tenho certeza que vai ajudar muito a nossa equipe”. Por Vieira Neto

Lagarto anuncia pivô Lenísio, ex-seleção brasileira

A diretoria da seleção de Lagarto divulgou nesta quarta-feira, em suas redes sociais, a contratação do pivô Lenísio, ex-seleção brasileira e pentacampeão brasileiro, para a disputa da Copa TV Sergipe de Futsal. - Olá pessoal! Sou Lenísio, joguei em várias equipes do Brasil, da Espanha e na Seleção Brasileira e com muita satisfação vou participar da Copa TV Sergipe pela equipe do Lagarto Futsal. Contamos com o apoio de todos - disse Lenísio no vídeo distribuído pela seleção de Lagarto. Só esqueceram de comunicar ao técnico da equipe, Wilson Mendonça Galego. Questionado sobre a contratação, o treinador disse que não foi comunicado e ficou sabendo pelas redes sociais. - Não estou sabendo de nada. Vi no Facebook. Tomara que venha mesmo e mostre seu futsal. Se trata de um ótimo jogador, campeão do mundo e que tem um grade caráter. Tenho certeza que vem pra nos ajudar - afirmou Galego. Lenísio Teixeira Júnior nasceu em Cuiabá, no dia 23 de outubro de 1976. Foi artilheiro