segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Futsal Cearense: SUMOV COMPLETA 47 ANOS DE EXISTÊNCIA


Quando falamos de Futsal ligamos logo à idéia do Sumov Atlético Clube, a mais gloriosa do país, e a mais antiga em atividade, também.

A equipe foi fundada em 12 de Agosto de 1965 por iniciativa de um grupo de funcionários da então Superintência Municipal de Obras e Viação, autarquia da Prefeitura Municipalde Fortaleza. Merecem destaques nesse trabalho as participações de Secundiano Guimarães Júnior, Eliezer Karam e Jurandir Fermon Ribeiro.

Inicialmente o Sumov participava do campeonato das repartiçoes públicas e apenas em 1968 começou a participar dos campeonatos oficiais da FCFS.

A partir de 1970 com o apoio do prefeito Vicente Fialho e do superintendente da SUMOV - Lauro Vinhas Lopes - e muitos outros o Sumov partiu para formar um elenco de primeira e conquistar títulos. A primeira ação foi tirar do América (na época hexa campeão estadual) de Aécio de Borba, a sua principal estrela, o super astro Zé Milton. O Sumov foi campeão de 1970 derrotando todos os seus adversários. Dentre os destaques estavam além de Zé Milton, Cacá e o goleiro Nicola.

O clube era mantido pela Superintendência Municipal de Obras e Viação (SUMOV) da prefeitura de Fortaleza, quando se tornou o maior vencedor da Taça Brasil de Futsal, sendo campeão 5 vezes em menos de 15 anos.O órgão foi extinto, em 1997, e a prefeitura municipal de Fortaleza, no Ano de 2000, deixou de patrociná-lo, coincidentemente, no ano de sua última conquista estadual na categoria adulto, sob o comando do treinador Francisco Aires, hoje no Horizonte. Ainda em 2001, através de parceria com a Universidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, conquistou, em nossa capital ,seu último título de expressão nacional na categoria adulta, a Taça Brasil de Clubes, mas, ao contrário do que se pensava, esta conquista não representou o retorno da equipe municipal aos áureos tempos.

Em 2010 a última conquista nacional, campeão Brasileiro da Taça Brasil Sub 20 da Primeira Divisão, espécie de Série B do Futsal Nacional e que mantém até hoje esta categoria na Divisão de elite nacional. Então sob o comando do treinador Luciano, a equipe revelou talentos como os alas Loirinho, Andinho, o fixo Evinho e o goleiro David, da nova safra do nosso Futsal.

Vestindo sua camisa passaram os maiores craques do Futsal local e nacional e optamos por não citá-los sob risco de esquecimento e injustiça. Ressalte-se também as várias passagens vitoriosas do maior treinador do Futsal Cearense em todos os tempos, César Vieira, de vastos conhecimentos.

Como torcedor ilustre podemos citar o Sr. Vicente Figueirêdo, o único a dedicar-se a escrever sobre a sua história bem como de nosso Futsal, aliás que cooperou de maneira inestimável conosco na lembrança e enriquecimento de informações.

Atualmente utiliza em seus jogos o Ginásio Aécio de Borba Vasconcelos, no Bairro do Benfica, cedido em comodato pela Prefeitura Municipal.

Sua equipe adulto não tem o que comemorar e "manchou" a História do clube ao ser eliminada, pela primeira vez, na primeira fase de um Campeonato Estadual. Atualmente encontra-se sem atividades.

Forte nas bases, tem suas equipes Sub 20, Sub 17 e Sub 13 em atividades no Campeonato Cearense e nas primeiras colocações.

Destaca-se também suas escolinhas que funcionam normalmente nas Terças e Quintas,, sob o comando dos Professores Adriano e Neto.

As estrelas estampadas em sua camisa e pintadas no centro de sua quadra são poucas para refletir suas conquistas, entre as quais:

. Maior detentor de Títulos de Campeão Cearense Adulto - 22

. Campeão da Taça Brasil de Futsal adulto - 06

. Campeão Sul Americano de Clubes - 02

. Campeão Cearense Feminino - 02

- Campeão Brasileiro Juvenil - 03, sendo uma de forma invicta em 1977.

- Campeão Brasileiro Sub 20 - 01 - 2010

- Campeão Brasileiro Feminino Sub 17 - 01 - 2010

Nosso site parabeniza ao Sumov Atlético Clube e resgata um pouco de sua história de conquistas!

Por: Ricardo Matos

Nenhum comentário: