Pular para o conteúdo principal

Retrô futsal: disputa no tribunal, título histórico e taça no último segundo

Alegria, dor, polêmica, desentendimentos, reencontros. Ingredientes opostos, diferentes, que se misturaram e formaram o prato principal do futsal sergipano em 2013. O ano em que o Real Moitense foi o ator principal da trama, o Lagarto tentou ser o antagonista, foi o grande concorrente, dentro de quadra e nos tribunais também, e acabou gerando um dos capítulos mais polêmicos do salonismo sergipano na disputa do título estadual.
A temporada terminou no último segundo para o Real Moitense. Colocando em ruínas o sonho do título da Superliga Futsal, mas no fim das contas, o balanço do ano foi positivo para a equipe comandada pelo multicampeão Wilson Mendonça, o Galego. Afinal, foram duas conquistas em quatro competições. O GloboEsporte.com reuniu o que de mais importante aconteceu durante o ano e reconta estas histórias para os internautas.
01
ALEGRIA, ALEGRIA
A temporada começou com uma das competições mais importantes do ano para o futsal brasileiro. A Taça Brasil, que teve a primeira divisão disputada na cidade de Moita Bonita. Sergipe teve dois representantes: o Real Moitense e o Lagarto.
Ambos fizeram boa campanha na primeira fase e terminaram como líderes dos seus respectivos grupos. Mas nas etapas decisivas da competição, o Lagarto acabou ficando no meio do caminho. O Real Moitense, por sua vez, avançou até a final para decidir do título contra o Cajuína-PI.
Real moitense (Foto: Zerosa Filho/CBFS)Ano começou com título da Taça Brasil 1ª Divisão (Foto: Zerosa Filho/CBFS)

Os moitenses não tomaram conhecimento do adversário e venceram por 4 a 0. Além do título, garantiram vaga para a divisão especial de 2014. Uma conquista que deixou para o clube a impressão de que o ano seria muito mais proveitoso.
02
POLÊMICAS, DESENTENDIMENTOS
O Campeonato Sergipano de Futsal prometeu luta intensa pelo título entre Real Moitense e Lagarto, duas das equipes com melhor elenco na competição. As previsões se confirmaram, mas além da disputa em quadra, houve também briga pelo título nos tribunais.
O primeiro capítulo desta polêmica história ocorreu na final do primeiro turno. Faltando apenas três minutos e oito segundos para o fim da partida, quando o placar estava em 1 a 1, houve uma confusão generalizada envolvendo jogadores e membros da comissão técnica dos dois clubes e a partida foi interrompida. O caso foi parar no Tribunal de Justiça Desportiva, que inicialmente confirmou o título para os lagartenses, que jogavam pela igualdade. Todavia, em razão de recurso, o mesmo TJD voltou atrás e determinou a continuação da partida com o tempo restante, de portões fechados e em quadra neutra.
Real Moitense x Lagarto - Final do Sergipano (Foto: João Áquila / GLOBOESPORTE.COM)Sergipano foi marcado por polêmicas (Foto: João Áquila / GLOBOESPORTE.COM)
No confronto relâmpago, o Real Moitense conseguiu marcar e segurou o resultado até o fim, garantindo o título do primeiro turno.
O sequência do Campeonato Sergipano reservou polêmicas ainda maiores. No segundo turno, as duas equipes voltaram a se enfrentar na final. Mesmo com pequenos incidentes, o título foi decidido na quadra e o Lagarto levou a melhor. Na decisão do Estadual, as equipes empataram o primeiro confronto no Ginásio Ribeirão. No jogo da volta, o time de Moita vencia por 2 a 0 quando novamente a partida foi parada por vandalismo.
O caso voltaria a ser decidido nos tribunais. Mas o Lagarto surpreendeu e acabou desistindo de qualquer disputa e retirando o time da competição. Com isso, o título acabou sendo confirmado para o Real Moitense.
03
DOR
A partir daí, o Real Moitense seguiu sozinho na caminhada como o único sergipano a participar de competições no ano. O primeiro desafio foi na Liga Nordeste. Na primeira fase, o clube da cidade de Moita Bonita fechou a campanha como o melhor colocado do grupo B. Mas caiu na semifinal com derrota para o Tigre-PE.
A última competição do ano disputada pelo clube foi a Superliga Futsal. A competição foi realizada em Aracaju. O time moitense caiu no grupo da morte, com AABB-SP, 1º de Julho e Concórdia. Mesmo assim, fechou com boa campanha e classificação garantida. Na semifinal, a equipe derrotou o Goiás e foi para a final diante do Atlântico-RS.
Superliga; Real Moitense; Caça e Tiro (Foto: João Áquila / GLOBOESPORTE.COM)Real perdeu título no último segundo (Foto: João Áquila / GLOBOESPORTE.COM)

A decisão foi eletrizante. O time sergipano começou perdendo por 4 a 0 mas correu atrás do placar. O jogo terminou em empate de 5 a 5 e foi para a prorrogação. O Real Moitense conseguiu ficar à frente do marcador faltando sete segundos para o fim. Quando a equipe se preparava para conquistar o título, foi surpreendida com um gol dos rivais faltando três centésimos para o fim, tendo que se contentar com o vice. O placar fechou em 7 a 7, mas os gaúchos tinham a vantagem do empate na prorrogação.
04
REENCONTRO
O ano de 2013 também foi de reencontro para o futsal sergipano. O goleiro Rogério, sergipano reconhecido nacionalmente por ter jogado em grandes equipes do futsal do país e na seleção brasileira, voltou a jogar em sua terra natal. Ele deixou o Petrópolis e assinou com o Real Moitense, participando de todas as competições disputadas pelo clube.
Outro que retornou foi Bebeto, ele que também jogou em clubes de destaque do futsal brasileiro foi contratado pelo Lagarto e fechou o ano atuando pelo Real Moitense na Superliga. Estrelas que devem permanecer no estado para a próxima temporada e ser um dos grandes atrativos nas competições de 2014

.Por 
Aracaju

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lagarto Futsal se apresenta para o restante da temporada

De olho na disputa da Copa TV Sergipe de Futsal 2017 e a Liga Nordeste, o Lagarto Futsal se apresentou na noite desta segunda-feira (14/08) para dar inicio sua preparação. O elenco lagartense iniciou os trabalhos sob o comando do preparador físico Francisco, já de olho na estreia da Copa TV Sergipe no dia 28/08 contra a seleção de Capela.

Durante toda a semana os trabalhos serão voltados para a preparação física dos atletas e só depois iniciaram o trabalho com bola comandados pelo técnico Wilson Mendonça '' Galego '' e seu auxiliar Márcio. O elenco do verdão é formado pelos seguintes atletas:

1- Rogério
2- Allan
3- Pimenta
4- Renato
5- Rodrigo
6- Deivinho
7- David
8- Thomas
9- Pedrinho
10- Lenisio
11- Tony
12-
13- Assis
14- Iago
15-
16-
17- Marcondes (Xoxinho)
18- Andrezinho
19- Edney
20- Mateus





Definidos os grupos do Campeonato Sergipano 2017

Confira os grupos:

Grupo A Estância (Sede) Itaporanga Novo Horizonte (Aracaju)
Legião de Maria (Aracaju)
Grupo B
Lagarto (Sede)
Tobias Barreto
Colônia 13 (Lagarto)
Simão Dias
Campo do Brito

Grupo C
Moita Bonita (Sede)
Santa Rosa de Lima
Siriri
General Maynard
Capela (Sede)

Grupo D
Educar Futsal - Glória (Sede)
Gararu
Porto da Folha
Aparecida

No grupo C Moita Bonita e Capela são sedes em comum acordo entre as equipes.

Início do campeonato será no dia 24 de março.

Aguardem mais informações.

Real Moitense renova com toda comissão técnica

A diretoria do Real Moitense anunciou nesta quarta-feira (22/03) através de sua conta no Facebook a renovação com o técnico Wilson Mendonça (Galego) e de toda sua comissão técnica para a temporada 2017.
O Real Moitense agora mede suas forças para montar seu elenco para a temporada. O Real se apresenta nesta segunda-feira (27/03) no Ginásio de Esportes Albano Franco em Moita Bonita visando o Campeonato Sergipano e a Copa do Brasil.