Pular para o conteúdo principal

CBFS cria Portal da Transparência; é o futsal mudando para melhor

             
 Departamento Técnico era responsável por todo o processo na CBFS

A nova administração da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) deu início à descentralização do processo de inscrição e transferência de atletas por parte das Federações junto à entidade, configurando no primeiro passo para o Portal da Transparência.

A medida reduz a burocracia na captura e cadastramento das informações com uso de tecnologias modernas, além de melhorar as práticas de gestão da entidade.

Como funciona

As Federações alimentarão diretamente, na base de dados centralizada na sede da CBFS, todas as informações relativas às transações de inscrição, revalidação e transferência local de atletas. Com isso, os custos administrativos são reduzidos, assim como a facilitação na captura e cadastramento das informações oriundas das filiadas.

As medidas, conforme aponta o presidente da CBFS, Renan Tavares, visam também preservar a autonomia administrativa das federações, aumentando a praticidade e dando mais velocidade no processo de conclusão de inscrição e transferência de atletas tanto no âmbito local quanto nacional.

"Estamos desburocratizando e acima de tudo respeitando a autonomia administrativa das federações. A partir de agora, as filiadas farão as inscrições iniciais precisando apenas comunicar ao departamento da CBFS que o processo foi realizado. Desta forma, quando o atleta for disputar competição promovida pela CBFS, ou seja, certames nacionais, o clube apresenta a documentação dos atletas que disputarão os certames. Estávamos fazendo duplicidade de trabalho e essa nova medida irá facilitar muito o dia a dia das federações, propiciando inclusive o aumento de inscrições iniciais e a agilidade no tocante as transferências”, pontuou o presidente.

Caminho certo

A Vice-presidente de Administração da CBFS, Louise Bedê destaca esse primeiro passo para implantação do portal da transparência do futsal no início da nova gestão. As ações fazem parte do plano de Governança Corporativa que está sendo implantado.

"Estamos trabalhando em fases moduladas para avançar no plano de transparência da CBFS. Esta é a primeira etapa que engloba cadastramento e movimentação de atleta. A Federação, através do nosso sistema de intranet, terá acesso direto a uma base de dados única, irá registrar seu atleta, transferir e revalidar com a CBFS guardando essa informação. Eles também terão relatórios diretos dos atletas e consultas específicas de suas federações", explica.

Acesso facilitado

A praticidade envolve também os meios de acesso. Para os processos, qualquer plataforma com conexão à internet - seja computador, smartphone ou tablet - servirá como porta de entrada para consultas formuladas e informações necessárias para apoiar a realização das atividades diárias das federações.


Por: Luis Domingues
 Assessoria de Imprensa da CBFS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Glória Futsal acerta com goleiro ex-Real Moitense. Erick é o novo camisa 1

Erick está de volta ao sertão Com a saída do goleiro campeão Marcondes “Xoxinho” para a equipe Moitense e não conseguir entrar em acordo com o goleiro Faguinho, a diretoria do Glória Futsal acertou na tarde desta segunda, 14, a contratação do goleiro Erick, ex-Moita Bonita. O arqueiro estava sem clube, depois do contrato com a equipe Moitense terminar. A nova contratação se apresenta com o restante do elenco nesta terça, 15, no ginasio Padre Leon Gregório. Ele que já defendeu o gol da equipe gloriense em 2007, sagrando campeão da Copa Tv Sergipe, retorna a “Capital do Sertão” com o intuito de fechar o gol e ajudar sua nova equipe. Para o técnico Kel que trabalhou em 2007 com o goleiro, a diretoria acertou na contratação: “É um ótimo goleiro. Já foi Campeão jogando aqui pela nossa seleção em 2007. E é acostumado a disputar títulos. Foi uma boa contratação e tenho certeza que vai ajudar muito a nossa equipe”. Por Vieira Neto

Futsal Cearense: SUMOV COMPLETA 47 ANOS DE EXISTÊNCIA

Quando falamos de Futsal ligamos logo à idéia do Sumov Atlético Clube, a mais gloriosa do país, e a mais antiga em atividade, também. A equipe foi fundada em 12 de Agosto de 1965 por iniciativa de um grupo de funcionários da então Superintência Municipal de Obras e Viação, autarquia da Prefeitura Municipalde Fortaleza. Merecem destaques nesse trabalho as participações de Secundiano Guimarães Júnior, Eliezer Karam e Jurandir Fermon Ribeiro. Inicialmente o Sumov participava do campeonato das repartiçoes públicas e apenas em 1968 começou a participar dos campeonatos oficiais da FCFS. A partir de 1970 com o apoio do prefeito Vicente Fialho e do superintendente da SUMOV - Lauro Vinhas Lopes - e muitos outros o Sumov partiu para formar um elenco de primeira e conquistar títulos. A primeira ação foi tirar do América (na época hexa campeão estadual) de Aécio de Borba, a sua principal estrela, o super astro Zé Milton. O Sumov foi campeão de 1970 derrotando todos os seus adversários.